domingo, 29 de maio de 2016

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ICÓ

Denominação
A palavra Icó é de origem indígena e significa “Água ou Rio da Roça”. Nome de uma tribo Tapuia da Nação Cariri-Icós, radicada nas margens do Rio Salgado (CE) e do Rio do Peixe (PB). É também nome de uma árvore da família Caparidáceas, conhecida como icozeiro. Antes de ser assim chamada, essa terra teve muitos outros nomes: Ribeira dos Icós, Arraial Velho, Arraial Novo, Arraial de Nossa Senhora do Ó, Sítio de Nossa Senhora do Ó dos Icós, Povoação do Salgado, Icó dos Fonsecas, Icó dos Montes e, finalmente, o ICÓ. Apesar da resistência da população e dos motivos que, em épocas passadas, tenham gerado tal denominação, não se pode negar que Icó é também conhecida como “terra do louro”.
1709 – A capela dá início à cidade
1709 – A capela dá início à cidadeA cidade teve início a partir da construção da capela de Nossa Senhora da Expectação, cujo patrimônio foi doado por Francisco Montes Silva em 1709, quando em torno da capela, cresceu o povoado. Embora os historiadores apresentem controvérsia em relação ao motivo da edificação da capela, BARROSO (1962:144) afirma que meia légua de terra foi doada por Francisco Montes para sepultar uma filha, sendo construída no local a capelinha de Nossa Senhora da Expectação.
1735 – Criação da Vila
Em 17 de outubro de 1735, foi criada a Vila, conforme Carta Régia de D. João VI, indicando, inclusive, o traçado das ruas, tornando Icó, no coroação do Ceará, uma cidade típica, cujos templos, de fachadas barrocas ornamentais, não tinham semelhantes e, nas suas ruas largas, erguiam-se faustosas residências, alinhando-se uns juntos dos outros os sobrados de azulejos, como queriam as ordens vindas de Portugal.
1824 – O Icó e a Confederação do Equador
Denominado Confederação do Equador, o expressivo, porém efêmero movimento revolucionário de 1824, era liderado no Ceará por Tristão Gonçalves de Alencar Araripe e teve em Icó uma destacada participação. Insatisfeitas com os desmandos do imperador, as províncias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará se uniram em

 confederação, mas foram duramente reprimidas e violentadas. O conhecido movimento de caráter separatista e republicano, que teve início em Pernambuco, encontrou grande adesão dos cearenses e fez do Icó um aliado contra o autoritarismo imperial de D. Pedro I. O principal líder da Confederação – Joaquim do Amor Divino Rabelo, conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado em Recife. Em Icó, os participantes do movimento foram severamente castigados e o sangue lavou as ruas da cidade. Foi instituído um governo municipal provisório, representantes do Governo Imperial que nomeou a chamada Comissão Matuta para punir os participantes do movimento. Assim, Icó assistiu, entristecido, ao fuzilamento, em praça pública, daqueles que lutavam contra o arbítrio do poder central e por melhores condições econômicas para as camadas mais pobres da população.

1883 – 2013 – Icó, 171 anos de Emancipação Política
A cidade de Icó completou no último dia 25 de outubro de 2015, 173 anos de emancipação política. Mas desde 1682 já há registros daqueles que travaram luta com os verdadeiros donos da terra, o povo indígena da família dos Icós, da grande Nação Tupi, pertencente à Confederação dos Cariris. Icó não sabes quantos anos tem. A história oficial é sempre frágil, já que é contada pela classe que domina e quer se reproduzir sempre heróica. Depois de tribo, por volta de 1735, Icó passa a ser vila para depois virar cidade. Portanto, para todos os efeitos, a cidade tem hoje 173 anos de luta, glórias e resistências. A contagem dos anos de um município é contado a partir de sua emancipação. Contudo isso, Icó é uma das cidades mais antigas do Ceará. Sem contar no fato, de que és também, uma das mais belas do Ceará e do Brasil.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE ICÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ALTO SANTO, ARACATI ,ERERÉ, ICÓ, IRACEMA, JAGUARUANA, LIMOEIRO DO NORTE, PEREIRO, POTIRETAMA, QUIXERÉ E TABOLEIRO DO NORTE. ESTE É O 49º BLOG DO STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN

REGIÃO NORDESTE